15 Especializações Para Áreas Da Medicina Blog Estácio

· 3 min read
15 Especializações Para Áreas Da Medicina Blog Estácio

A Clínica Médica, também conhecida como medicina interna, é uma especialidade da medicina responsável pelo atendimento  de todas as doenças não cirúrgicas em um adulto. Ou seja, a área engloba todas as áreas não cirúrgicas, sendo subdividida em várias outras especialidades. O médico clínico pode participar como coadjuvante no acompanhamento pré e pós operatório, mas suas principais áreas de atuação são o ambulatório/consultório, os plantões e a medicina interna. Agora que você já conhece todas as 114 especialidades médicas e áreas de atuação da Medicina você pode definir o caminho que pretende seguir fazendo a escolha do melhor curso preparatório para a Residência Médica. No post O que é Residência Médica e como funciona você encontra mais informações sobre as especializações médicas.

  • Por último, mas não menos importante temos a possibilidade de atuação em radiologia e diagnóstico por imagem.
  • A figura do médico “clínico geral” que era aquele que atuava em todas as áreas não existe mais.
  • O mercado de trabalho é bem concorrido, já que é a área com o maior número de especialistas.
  • Novos procedimentos, além de cirurgias robóticas e com o uso de inteligência artificial e modernos equipamentos, podem elevar a precisão dos cirurgiões, contribuindo para o destaque desses profissionais.
  • Apenas a graduação em medicina não é suficiente para receber esse título.


Observa-se que a residência de Clínica Médica  serve apenas como passagem para outras especialidades, devido a constituir-se em pré-requisito para a maioria das demais Residências Médicas clínicas. Assim, após cerca de 6 anos de estudo em tempo integral, é hora de escolher um caminho.  clique e veja informações adicionais aqui  a opção seja uma especialidade médica, é preciso estudar para um dos programas de residência médica oferecidos em todo o país. Muitos estudantes optam por uma área ainda durante a faculdade, uma vez que no internato passam por diferentes campos de atuação, como pediatria, ginecologia, clínica médica, entre outras. Poderia esse limite ser estabelecido, como já assinalado, por intermédio de nível de complexidade intermediária, que definiria o paciente da alçada do clínico. Também seria papel do clínico a abordagem coordenada de pacientes com repercussões sistêmicas  de doenças.

Especialização Presencial


A maioria dos médicos recém-formados, por livre escolha, não optam pela Clínica Médica, o que resulta em diminuição progressiva do número de médicos nesta área. Geralmente, o clínico geral atua dentro de consultórios médicos e hospitais com o primeiro atendimento a uma pessoa com problemas. Ele avalia o quadro do paciente, prescreve remédios, tratamentos e ainda pode encaminhá-lo para outros especialistas, de acordo com cada caso. Segundo o levantamento de demografia médica de 2018, do Conselho Federal de Medicina, 11,2% dos médicos brasileiros seguem essa especialidade, apresentando o maior número de profissionais entre os títulos de especialistas no Brasil.


Déficit Na Medicina: Confira As Áreas Médicas Com Falta De Profissionais


Por isso, o profissional precisa conhecer uma série de testes e exames que verificam o bom funcionamento desse órgão, a fim de identificar possíveis disfunções ou doenças. “Um bom clínico é um profissional analítico, atualizado e excelente comunicador (tanto com a equipe, quanto com o paciente e a família). Não existe um clínico completo que falhe em algum desses aspectos”, diz o especialista.  saiba mais aqui  e a realização de exames são práticas antigas e determinantes na configuração da Medicina que conhecemos hoje.



Mercado & Carreira



No centro dos artigos haverá uma lista com recomendações com as especialidades informadas. Conheça os benefícios de uma dieta com baixo teor de FODMAPs e o uso de probióticos para pacientes com SII. A American Heart Association recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana como forma de prevenir doenças vasculares. Sabia que é possível utilizar o smartwatch como ferramenta no diagnóstico de fibrilação atrial? No momento, temos aproximadamente 35 mil clínicos registrados pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Experimente o Whitebook e tenha o melhor suporte na sua tomada de decisão clínica.